Do digital ao físico: marcas criadas na internet transformam o varejo, apostando na humanização e em experiências híbridas

E-commerce de moda feminina Friga inaugura, em São Paulo, a primeira loja física

O conceito phygital, que une experiências digitais e físicas, tem se tornado uma estratégia essencial para empresas que desejam ampliar a presença de marca e fortalecer a relação com o consumidor. O modelo permite combinar a conveniência do e-commerce com a experiência sensorial e personalizada do ponto de venda, criando uma jornada de compra completa.

No Brasil, existem mais de 1,9 milhão de lojas virtuais, segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro da BigDataCorp, mas apenas 16,5% delas também têm presença física. Mesmo assim, cresce o número de marcas digitais que investem em lojas físicas para ampliar a visibilidade, gerar confiança e oferecer experiências mais completas, além de fortalecer tendências de moda, como o uso de acessórios personalizados.

O mercado de moda feminino

A Friga, marca de moda feminina fundada por Gisele Gomes, é um exemplo desse movimento. Criada em 2021 com foco em mulheres que buscam conforto sem perder a elegância, a empresa nasceu no digital e agora avança para o varejo físico, com a abertura, que aconteceu no dia 17 de outubro, da sua primeira loja no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Com faturamento de R$ 15 milhões em 2024 e previsão de crescimento de 30% para este ano, a Friga se consolida no setor de moda feminina.

“Percebi que as clientes queriam experimentar as peças, sentir o caimento e ter um contato mais próximo com a marca. Isso nos levou a pensar no físico como uma extensão natural da experiência digital. Além da loja, vamos lançar nossa primeira linha de sapatos, que complementam o portfólio, e uma seleção de chaveiros como tendência de moda, mostrando como pequenos acessórios também fortalecem a identidade da marca”, explica a CEO da Friga, Gisele Gomes.

Marcas brasileiras, como a Mobly, têm mostrado que a estratégia phygital fortalece a experiência híbrida: 80% das vendas realizadas nas lojas físicas da Mobly são finalizadas online, alinhando-se ao comportamento de 84% dos consumidores, que preferem uma integração entre canais físicos e digitais, segundo dados internos da marca.

Para Gisele, o phygital não é apenas uma tendência, mas uma estratégia de crescimento sustentável, que permite estreitar o relacionamento com clientes, diversificar o portfólio e consolidar a marca no mercado de moda feminina madura, garantindo mais visibilidade, confiança e engajamento.

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