Rashid e Ajuliacosta apresentam “Um Novo Tom”, releitura de uma das faixas do álbum PORTAL
A partir da canção original com Péricles, a releitura traz uma nova perspectiva com a voz de Ajuliacosta e novo verso do Rashid
Um ano após o lançamento de seu último álbum PORTAL, o rapper, letrista e multiartista paulistano Rashid estende o universo do projeto com nova canção. Ao lado da rapper Ajuliacosta e do produtor Duda Raupp, o artista apresenta “Um Novo Tom”, uma releitura de “Um Tom de Azul”. O lançamento preserva o refrão original de Péricles, mas explora novas possibilidades com instrumental, nova canetada de Rashid e composições complementares da cantora. Ouça aqui.
No álbum PORTAL, “Um Tom de Azul” é uma das faixas centrais, mesclando blues, soul e rap em diálogo com a música brasileira, versando também sobre dualidades e reflexões acerca das transformações sociais e pessoais. A versão que chega agora propõe revisitar esse universo sonoro sob uma nova luz, com contribuições criativas que expandem sua mensagem original, e com instrumental assinado por Duda Raupp, artista e autor da Foco na Missão.
““Um Tom de Azul” é uma das faixas mais fortes do disco PORTAL. Ela trata da relação de amor e ódio que o povo da periferia trava com o dinheiro. O amor manifestado no desejo, o ódio manifestado na necessidade. Quando pensei em fazer uma nova versão, queria trazer alguém que pudesse dar ainda mais força para o discurso da track, aí surgiu o nome da Ajuliacosta, que além de ter uma origem periférica e ter mudado sua situação financeira através da arte, também traz um ponto de vista que faltava nessa canção até então, que é o da mulher. O nome dessa nova versão, “Um Novo Tom”, sugere isso, que uma nova tonalidade foi adicionada, uma outra perspectiva.”, afirma Rashid. A colaboração com Ajuliacosta chega em um momento especial de sua carreira: ela lançou recentemente seu segundo álbum de estúdio, Novo Testamento.
PORTAL
Quinto álbum de estúdio de Rashid, PORTAL marca uma fase de atravessamento: cada faixa funciona como um portal de experiências, crescimento, relações e autoencontro. O disco traz participações de Lenine, Péricles, Melly e Lagum, e contempla temas como paternidade, vulnerabilidade, conexão interior, perdas, ascensão e reinvenção. A estética sonora do álbum passeia por blues, soul, rap, arranjos intimistas e experimentalismos, mantendo a potência lírica que caracteriza o artista.
Dando continuidade ao projeto, Rashid lançou em maio deste ano o remix de “Depois do Depois”, onde convidou seu amigo Projota. O reencontro carregado de memórias, afeto e raízes, trouxe um novo olhar para a música originalmente escrita por Rashid para o amigo de infância e lançada em seu álbum PORTAL, com participação de Lenine. A parceria celebra um elo antigo, nascido no bairro do Lauzane Paulista – na Zona Norte de São Paulo – quando os dois ainda eram crianças, sonhando com microfones e palcos. Agora, na nova versão, a história de mais de 20 anos de amizade é relembrada e celebrada pelos mesmos, com versos inéditos.
Já em julho, Rashid manteve-se dentro do universo de PORTAL com “Conversas Que Nunca Tivemos”, um desabafo sobre luto, dores e silêncios. O single materializa todos os sentimentos conturbados que ficam entre a saudade e a frustração por tudo o que não foi dito. Meses após maturar todas as reflexões com papel e caneta, o multiartista compartilhou com o mundo esta carta aberta ao seu pai.
Agora, Rashid dá um novo passo dentro do PORTAL com a faixa “Um Novo Tom”.
FICHA TÉCNICA
AUTORES:
Rashid / AJULIACOSTA / Duda Raupp / Bernardo Massot / Grou
MÚSICA:
Voz: Rashid / AJULIACOSTA / Péricles
Produção: Duda Raupp
Coro: Joni
(Fotos: Robson Borges)